Trabalho final

Fechando o 2° semestre de 2018 com o Ticket de Ouro (hahaha), 
temos o prazer que apresentar a vocês o nosso trabalho final!!!! 

(Palmasss!)


Bom, o grupo é composto por 6 alunos: Andreza Souza Santos, Francisca Vitória Silva Siqueira, Isabela Costa Benevides, Kayla Cristina de Sousa Alemar , Natália Barbosa de Souza e Renato Cesar de Oliveira; que cursaram a disciplina Diplomática e Tipologia Documental (código: 182737) ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez, na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).


Para um direcionamento melhor o trabalho foi dividido em 5 pontos:

  • APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA E GRUPO
  • ANÁLISE SOBRE O QUE O GRUPO DESENVOLVEU
  • O QUE O BLOG CONTRIBUIU PARA A MATÉRIA E PARA O CURSO
  • PORQUE A DISCIPLINA FOI IMPORTANTE PARA O GRUPO 
  •  REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS  



1.    APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA E GRUPO

Durante o 2º semestre de 2018, os alunos do 5º semestre do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, cursaram a disciplina Diplomática e Tipologia Documental. A disciplina apresenta conceitos, técnicas e princípios, ressaltando os elementos extrínsecos e intrínsecos de um documento, que auxiliarão nos procedimentos da gestão de documentos.
A Diplomática é voltada para o estudo dos documentos de acordo com suas características formais – ou seja, da forma que o documento tem. Desse modo, existem duas formas de análise que são as físicas e intelectuais.

“A forma documental é tanto física quanto intelectual. A expressão forma física refere-se ao layout externo do documento, enquanto o termo forma intelectual refere-se à sua articulação interna”. (Duranti, Summer 1989, p.15)

Já a Tipologia documental é vista como um “braço” da Diplomática, que a partir dos elementos internos do documento, se torna possível fazer uma análise das funções do documento. Para tanto, é necessário que seja considerado o trâmite do documento a ser analisado, sendo dever do arquivista conhecer toda a estrutura da organização para que se preserve a organicidade.
O grupo, composto por 6 alunos, foi montado, desde o início das aulas, para que o método que o Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez utiliza para ministrar a matéria fosse aplicado. Esse método é focado na utilização da plataforma Blogger onde cada grupo cria uma página voltada para o tema proposto no semestre e utilizam desse instrumento para desenvolver as atividades propostas durante as semanas, conforme André Porto Ancona Lopez et al.:

“(...)tentativas de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TIC’s”. (Lopez, André)


2.    ANÁLISE SOBRE O QUE O GRUPO DESENVOLVEU

O grupo e o tema foram definidos pelo Prof. André Lopez, no qual solicitou a elaboração de um documento que comprovasse a criação do grupo e do trabalho que seria desenvolvido. Foram produzidos uma Ata de Criação e um Termo de Abertura do Projeto. Em sequência, criamos um blog para divulgar a execução das nossas atividades. Desenvolvemos, também, Planos de Classificação dos documentos elaborados pelo grupo, com o viés de comprovar/registrar as atividades realizadas dentro da nossa empresa. A execução dessas atividades tornou possível aprender e utilizar a diplomática e tipologia documental para análise dos documentos. Por fim, realizamos uma oficina no ICC Norte, onde apresentamos os temas vistos em sala de aula durante o semestre.

3.    O QUE O BLOG CONTRIBUIU PARA A MATÉRIA E PARA O CURSO?

Blog funciona como um diário para a disciplina de Diplomática e Tipologia Documental. Ele promove maior interação entre os leitores e autores da plataforma, visto que as publicações são feitas por meio de uma área compartilhada, fazendo-se uma quebra de fronteiras físicas que existem na sala de aula. É, também, uma ferramenta para os estudos, pois possibilita o acesso a outras fontes de pesquisa. Através dessa plataforma é possível relatar, opinar e serve para um maior aprendizado sobre a matéria.
Com o uso do Blog, é possível aprofundar mais os conceitos de arquivologia e diplomática, de modo a colocar em prática o que o arquivista irá enfrentar na profissão, de acordo com André e Rodrigo (2010, p. 1088):

“No caso específico da área de conhecimento em que a experiência ocorre, o uso do blog contribui para desestigmatizar a ideia de arquivo como um conjunto de papéis antigos e empoeirados, e da diplomática como algo sem aplicação cotidiana”.

 Esse novo método de ensino permite que trabalhos anteriores de outros semestres estejam acessíveis e sirvam de apoio para o conhecimento dos próximos alunos e para o público que esteja interessado na temática, uma vez que há uma carência de conhecimentos acerca da diplomática no Brasil e essa ferramenta ajuda a divulgar novos estudos sobre a área e representa uma possível colaboração para a produção do conhecimento científico.
A utilização do Blog funciona como um laboratório multimodal para os estudantes colocarem em prática os conceitos discutidos em sala de aula, propondo uma maior autonomia e liberdade nesse espaço virtual, podendo utilizar diversos suportes de informação, como, os textuais, visuais, sonoros e audiovisuais “uma vez que o blog é uma ferramenta versátil e altamente polissêmica” (André e Rodrigo, 2010, p. 1088).
Com o estudo da diplomática tradicional até a contemporânea, percebe-se que a ideia de documento se renova e o método de ensino por meio do Blog é um método de aprendizagem que condiz com a atualidade, na medida em que promove a gestão do conhecimento e faz “compreender como a diplomática e a tipologia são fundamentais para a assimilação e a organização do ”documento contemporâneo””, conforme André e Rodrigo (2010, p. 1097):

O aluno, além de ter a oportunidade de manejar comandos próprios do ambiente Web, vai se deparar com as dificuldades impostas pela análise tipológica dos novos suportes documentais.

4.    PORQUE A DISCIPLINA FOI IMPORTANTE PARA O GRUPO?

A disciplina trouxe tanto as técnicas que estão presentes desde o início do curso de Arquivologia no Brasil como, também, a ligação que elas possuem com as inovações nos meios de comunicação. A matéria possui fundamental importância, uma vez que traz ao conhecimento dos alunos conceitos e técnicas primordiais para a realização de uma gestão arquivística correta. A abordagem criativa por parte do Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez proporciona uma nova visão aos alunos, tendo como premissa os avanços promovidos pela modernização dos meios de comunicação, permitindo que a teoria não seja somente aplicada, mas que possa, também, evoluir, fazendo com que os instrumentos para a gestão de documentos se ajuste às novas tecnologias, não se tornando obsoletos.
O grupo compreendeu, durante o semestre, importantes temas da disciplina que através dos posts semanais no Blog, conseguiram ter um contato direto com o passado – teorias – e o presente – as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) -  podendo ampliar a compreensão sobre a importância de se conhecer um documento internamente e externamente, além de, também, melhorar pontos no que se refere a trabalho em equipe.



5.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LOPEZ, A. et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão do Conhecimento. João Pessoa, Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação, p. 86-99.
LOPEZ, A. P. A. ; AVILA, R. F. . Blogs de Diplomática e Tipologia Documental como instrumento de aprendizagem: uma experiencia da Universidade de Brasília. In: II Congreso Internacional Comunicación 3.0, 2010, Salamanca. Libro Nuevos Medios, Nueva Comunicación. Salamanca : USAL, 2010. v. 1. p. 1086-1098. 
DURANTI, Luciana, Diplomatics: New Uses for na Old Science (Part I). Archivaria, n. 28, Summer 1989.

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