Renato Cesar de Oliveira - Atividade individual 16/11/2018 - Prova Vovó Juju


Prova da Vovó Juju - Renato Cesar de Oliveira - 16/0143535

Questão 01. Atualmente, a prática da digitalização de documentos é uma questão que vem sendo apresentada como uma suposta forma de armazenagem para liberação de espaço físico nas organizações. Com o documento digital, o seu respectivo físico poderia ser, dessa forma, eliminado. Argumente de que forma esse procedimento afeta a questão da autenticidade e veracidade em documentos de arquivo.
R: A assertiva de que os documentos poderiam ser eliminados uma vez que fossem digitalizados está incorreta, vide alguns motivos: uma vez digitalizados, estes se tornariam cópias digitais, e o ateste de autenticidade destes documentos, muitas da vezes, faz-se através de elementos extrínsecos do documento, como marcas d’água, carimbos, assinaturas, etc. ficando a autenticação dos documentos prejudicada com a falta dos documentos originais para constatação. Quanto à veracidade, supõe-se que são verdadeiros por serem autênticos; como no caso acima não podemos constatar a autenticidade apenas pelas cópias digitais, a veracidade também se torna comprometida.

Questão 02. Com base no conteúdo aplicado, observamos que a Diplomática estuda a estrutura formal dos documentos e a sua autenticidade. Mas trazendo-a para o cotidiano, podemos notar que ela está em quase tudo, senão em tudo a nossa volta, como exemplo: a dança, a música, os perfumes e até mesmo naquela velha conhecida do fim de semana "a cerveja". Com base nos exemplos citados e escolha uma e demonstre a aplicabilidade da Diplomática.
R: Podemos atestar e conferir a autenticidade da dança e da música, por exemplo, nos documentos que incorporam seu contexto, e não a dança/música propriamente dita. Citam-se as partituras, minutas que a compõem, editais, etc.

Questão 03. Ainda em relação à diplomática, responda os itens abaixo:

a. Como a Diplomática pode ser aplicada na Arquivologia atual, levando em consideração os avanços tecnológicos recentes?
R: É necessário incorporar tecnologias recentes, no tocante à criptografia e cadeia de custódia, para conferir uma maior segurança da inviolabilidade dos documentos arquivísticos.

b. Que questionamentos devem ser feitos para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico?
R: Primeiramente é necessário identificar qual é o fundo, quem produziu os documentos e quais suas funções, a função finalística da instituição, documentos de sua constituição, e possuir conhecimento de sua infraestrutura.

c. O que pode e o que não pode ser desconsiderado no momento do estudo das características de um documento?
R: Devemos analisar as características intrínsecas e extrínsecas do documento, supondo e considerando, através da análise do seu contexto e cadeia de custódia, que estes sejam verídicos. Lembrando que o ateste da veracidade dos documentos não cabe aos arquivistas.

d. Um documento inverídico é necessariamente inautêntico? Justifique sua resposta.
R: Não necessariamente. O documento pode ter passado por todo o procedimento formal que o torne autêntico, mas que possa possuir uma informação inverídica como erro de digitação ou data errada.

Questão 04. Quando se trata de arquivologia e diplomática, pode-se falar que são ciências complementares, mas seus focos de estudo são diferenciados. Você concorda com essa assertiva? Justifique sua resposta.
R: A assertiva é verdadeira, pois a diplomática é um ramo separado da arquivologia, que pode ser usada para atestar a autenticidade de diversos documentos, não só arquivísticos. A arquivologia faz uso da diplomática para atestar a cadeia de custódia destes, conferindo, desta forma, autenticidade ou não dos documentos arquivísticos estudados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

francisca vitória - Atividade Individual 16/11/2018 - Resolução da Prova da Vovó Juju

Identificação de informação - Atividade 3 – Isabela Costa