Resposta da prova- Isabela Costa


1.       Depois do processo de digitalização, a matriz gerada é uma cópia, ou seja, não substitui o original e é somente o original que garante a autenticidade e a veracidade do documento, pois para a autenticidade são analisadas as características externas dos documentos, que não se pode avaliar em cópias digitais.
2.       Na compra de uma cerveja são gerados alguns documentos financeiros para o comprador e para o dono do comércio, estes provam que a compra foi feita. Também é possível analisar a autenticidade de um “litrão” de cerveja através dos seus elementos extrínsecos, como o rótulo, o carimbo no vidro, o material usado no rótulo e no recipiente que guarda o conteúdo.
3.        
a)      Com o aumento da produção de documentos digitais é muito fácil de acumular uma massa documental, a diplomática ajuda na identificação dos que são autênticos e verídicos, pois sem essas características o documento não serve para estar em um arquivo.
b)      Primeiramente é necessário identificar o fundo e o produtor arquivístico, qual a função para o qual ele foi criado e quando ele foi criado.
c)       Deve ser considerada a autenticidade a organicidade e a unicidade. Sobre a veracidade, não cabe ao arquivista afirmá-la.
d)      Não, para ele deixar de ser autêntico, é necessário que ele não tenha os sinais de validação comuns para aquele documento ou que tenha deixado de seguir os trâmites necessários. Para ele ser inverídico é necessário que tenha informações falsas, pode acontecer do documento ter seguido todos os trâmites, mas conter alguma informação errada.  
4.       Sim, a diplomática é uma ciência autônoma, ela estuda a autenticidade e a veracidade não só de documentos arquivísticos, na arquivologia ela procura entender o documento individualmente. Na arquivologia o documento é estudado dentro de um contexto de produção para seguir as funções necessárias de um arquivo.
5.       O plano de classificação é um instrumento para a gestão de um arquivo, ele identifica através das atividades desenvolvidas, a função. As possíveis séries documentais existentes são a junção da espécie e a função dos documentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

francisca vitória - Atividade Individual 16/11/2018 - Resolução da Prova da Vovó Juju

Identificação de informação - Atividade 3 – Isabela Costa