Oficina Virtual

Prezados e prezadas!

Bem-vindos ao Arquivo da Fantástica Fábrica de Chocolate!



Querem conhecer mais sobre Arquivologia e o Arquivo da Fantástica (e maravilhosa) Fábrica de Chocolate??? Vem chegando!

Primeiramente gostaríamos de apresentar sobre o que é a Arquivologia e a Diplomática! Em linhas básicas, a Arquivologia é a ciência dos arquivos e documentos de arquivo, e nem venha com esse papo de "Arquivo Morto", OK?! O arquivo é vivo e integrante das instituições e de nossa sociedade! Já a diplomática é um ramo a parte da Arquivologia, mas que graças a ela podemos analisar os elementos internos e externos dos documentos de arquivo, conferindo autenticidade a estes.

Apresentaremos a seguir nossa série documental "Contrato de trabalho para comprovação de mão de obra" da nossa querida Fábrica de Chocolate!





Vocês sabem o que é uma série documental?? (Gritos ao fundo: "NÃÃÃO")

Pois não se desesperem! Séries documentais são o conjunto de documentos ordenados de mesma espécie (aquilo que o documento diz que ele é, exemplo: ata, contrato, etc) e de funções iguais (motivo pelo qual ele foi criado).  Nossos contratos são de grande valia, servindo como prova da contratação de pessoal na nossa Fábrica.



Apresentamos também nossas valiosas receitas de chocolate guardadas com todo o cuidado no nosso Arquivo!





Pergunta: Por que guardar receitas de chocolate no Arquivo da Fantástica Fábrica de Chocolate?

Como estas receitas originaram o que hoje conhecemos como a Fantástica Fábrica de Chocolate, estas possuem caráter histórico, provando e servindo como pesquisa para pesquisadores e interessados, sobre a criação de nossa instituição. Devemos guardá-las para sempre, por possuírem valor permanente (não são descartáveis).



Propomos aos senhores uma questão sobre diplomática para que possam desvendar:

Ambos os tickets abaixo passaram pelo processo meticuloso de criação do Golden Ticket, portanto ambos são autênticos, mas apenas um é verdadeiro, saberiam dizer qual???





Tempo esgotado. Resposta: Ambos possuem marcas de autenticidade de um documento de arquivo: a marca do W, própria do Willy Wonka; o número de série do documento; o selo com marca d'água, e o próprio formato do ticket, mas apenas o primeiro Golden Ticket possui o nome Willy Wonka escrito corretamente!

Com isso demonstramos que, apesar de um documento qualquer ser autêntico (ter passado por todo o processo legal de criação do mesmo), informações inseridas indevidamente o tornam inverídico. Podemos citar como exemplo um documento de identidade que, passado por todo o processo de criação do mesmo, apresenta data de nascimento incorreta. Esta informação o torna inválido e inverídico.


Não se esqueçam de provar os chocolates feitos na nossa Fantástica Fábrica de Chocolate!

Postagens mais visitadas deste blog

francisca vitória - Atividade Individual 16/11/2018 - Resolução da Prova da Vovó Juju

Identificação de informação - Atividade 3 – Isabela Costa